Carla Ribeiro

Carla Patrícia Silva Ribeiro, Licenciada em História, variante Arqueologia (ramo educacional), pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Mestre em História Contemporânea, pela FLUP, com uma investigação sobre António Ferro e o cinema português nas décadas de 1930 e 1940. Doutoranda, na FLUP, em História Contemporânea. Investigadora do Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (CEPESE). Tem como áreas de interesse, dentro da História Cultural contemporânea portuguesa, as políticas e organismos culturais do Estado Novo, em especial António Ferro e a “Política do Espírito”, o cinema português no Estado Novo, com particular enfoque nas décadas de 1930 e 1940 e os estudos folcloristas portugueses nos séculos XIX e XX, em ligação com questões de identidade nacional, sobre as quais já publicou diversos artigos. Atualmente é docente na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, desde 2005, nas áreas científicas de História, Geografia e Antropologia.